Lisboa, 01 jun (Lusa) - O presidente do Tribunal de Contas Europeu, o português Vítor Caldeira, defendeu hoje uma investigação em Portugal sobre as causas da crise, para resolver o que considerou ser, a nível europeu, a falta de responsabilização no controlo das políticas orçamentais.
Vítor Caldeira, em entrevista à agência Lusa, à margem do VIII Congresso da EUROSAI (Organização das Instituições Superiores de Controlo das Finanças Públicas da Europa), considerou que o Tribunal de Contas português deveria ter um papel, na eventualidade de uma investigação.
"Se Portugal pode beneficiar dessa medida? Eu penso que sim. Se for feita de forma independente e objetiva, ela tem vantagens. Naturalmente neste caso, o Tribunal de Contas português teria um papel importante nesta matéria. Aí estamos já no domínio do seguimento político ao nível do Parlamento, e é uma área que ganhará em ser clarificada, sobretudo tendo em conta a necessidade de garantir de forma séria mecanismos públicos de responsabilização", afirmou Vítor Caldeira.
O juíz português disse ainda que o Tribunal de Contas europeu concluiu, recentemente, numa análise às consequências da crise, que há na Europa "um défice de responsabilização, no seguimento das políticas orçamentais e do controlo da execução, a termo, dessas políticas" e afirmou que, nesse contexto, uma investigação às causas da crise ganha mais relevância.