quinta-feira, 28 de abril de 2011

Homenagem a Francisco Pereira

Foi ontem a sepultar uma figura bem conhecida de Cavez e do concelho de Cabeceiras de Basto: Francisco Pereira.
Porém, poucos o conheciam pelo seu nome, mas antes pela alcunha que orgulhosamente usava: "Benfica".
Ele era um apaixonado do desporto, do ciclismo ao futebol, passando pelo atletismo, mas sempre em prol do seu clube o Sport Lisboa e Benfica, de que conhecia a História até aos pequenos pormenores.
O senhor Francisco Pereira foi também conhecido pelas suas inclinações "comunistas" de tempos antigos, quando todos os contestatários assim eram designados.
Veio a ser um apoiante do PS quer na freguesia, quer no concelho, razão pela qual o poder instituído lhe deu cobertura numa campanha pela alteração da grafia do nome da freguesia para Cavez, alterando-a do original Cavês. A sua determinação e o referido apoio político valeram mais do que a cultura e a ciência. Só por isso terá um lugar na História de Cavez, escreva-se lá como quiserem.
Homem ligado ao desporto, esteve empenhado no movimento associativo local, quer no Grupo Desportivo de Cavez (onde os seus filhos Avelino e Dâmaso tiveram também um papel relevante) e na criação do Cavez Clube de Caça e Pesca. Foi também regular colaborador do Boletim Informativo de Cavez.
Socialmente era uma pessoa de trato fácil, junto de quem o tempo se esvaía em animadas e expressivas cavaqueiras.
Nesta altura em que nos deixa, presto-lhe esta pequena, mas sentida Homenagem.
Homenagem a um amigo com quem, independentemente de em muitas das circunstãncias termos estado em lados opostos, sempre tive uma convivência afectuosa.
Paz à sua Alma!

Sem comentários:

Enviar um comentário