quarta-feira, 29 de julho de 2009

Deslizando alegremente


Ontem publiquei aqui um post sobre a evolução do rendimento per capita, em Portugal, no contexto da Zona Euro.
Por acaso do destino, hoje tive acesso a um estudo, do corrente ano, do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior, com a evolução, por concelhos, do "INDICADOR SINTÉTICO DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL OU DE BEM-ESTAR DOS MUNICÍPIOS DO CONTINENTE PORTUGUÊS".
É um estudo comparativo de 2007 (dados de 2004) e 2009 (dados de 2006).
No que ao nosso concelho diz respeito, verificamos uma descida em 88 lugares em dois anos, quedando-nos pela posição 270, apenas acima de oito outros municípios do continente.
De registar que nas nove últimas posições se encontram três dos concelhos da região de Basto (Cabeceiras, Celorico e Ribeira de Pena), o que reflecte a situação problemática desta região.
Salva-se Mondim (239), tendo subido 24 lugares (o que o colocava em último lugar da região de Basto no anterior estudo) e ultrapassando os demais concelhos.
Os concelhos de Celorico de Basto e Ribeira de Pena, para além de se encontrarem também nos últimos lugares, mesmo assim, desceram menos que Cabeceiras, apenas 32 lugares cada.
Não obstante a encenação própria dos diferentes poderes, a estatística vai mostrando uma realidade bem diferente.
Ano após ano, vamos deslizando alegremente nas tabelas, cada vez aproximando-nos mais da cauda.
Depois escandalizamo-nos com os índices de pobreza, de desemprego, de analfabetismo, de violência, de incultura, de corrupção, ...
E é assim que vamos perdendo a autonomia, a democracia e a liberdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário