sábado, 25 de julho de 2009

Recuperação do Órgão de Tubos


"O órgão de tubos da igreja de São Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, voltou a ouvir-se hoje, a partir das 21h30, altura em que se realizou a cerimónia de bênção e inauguração das respectivas obras de recuperação e restauro. O concerto da cerimónia inaugural esteve a cargo do conceituado organista suíço Peter Leu, desde 1988 professor de Teoria Musical na Escola Superior de Música de Luzern, sendo também, desde 1991, organista na igreja de St. Johann e, desde 1995, no Münster Allerheiligen, ambas em Schaffhausen."

Citando o Diário do Minho


Estive presente. Como não tenho formação musical, não posso avaliar a qualidade do concerto, que mesmo assim reconheço como excelente.
Cabeceiras de Basto vê assim recuperado um órgão datado do séc. XVIII e que há oitenta anos estava inoperacional.
Está de parabéns o Padre Fernando e todos quantos colaboraram neste projecto de recuperação do Órgão de Tubos da Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos de Basto.
Esteve cheia, com muitos Cabeceirenses de cá e de muitos outros locais onde se encontram no dia-a-dia. Mas também de muitos forasteiros que não quiseram perder um momento único.
É assim que efectivamente se promove a nossa terra e contribui para a colocar, pela positiva, na primeira linha da actualidade.

2 comentários:

  1. Se for possível, dentro da informação que se presta neste blog, pedia ajuda na divulgação da Exposição Biográfica do Pe. Dr. Joaquim Santos que abrirá amanhã na Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto. Mais informações em www.maestrojoaquimdossantos.blospot.com

    obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a contribuição.
    Para além de deixar aqui o post, incluo-o como novo post no dia de hoje.

    ResponderEliminar