sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Coisas sérias

Coisas sérias

A quem interessa ouvir falar de coisas sérias?

Na amena cavaqueira de café é mais atinado falar de futebol, melhor das suas incidências laterais; na cabeleireira, das fofocas do jet-set, de intrigas e de escândalos.

Para quê falar do que verdadeiramente é importante para todos nós?

Alguns jornais, certos programas televisivos ou radiofónicos, ainda teimam em trazer para a discussão pública o lamentável estado do País, da saúde, da educação, das finanças, da pobreza, do desemprego, dos incêndios, …

Mas tudo cai em saco roto.

Nós não gostamos de falar de coisas sérias. Não gostamos de encarar com objectividade a realidade.

Vejamos como encarámos as verdades que Ferreira Leite foi anunciando. Hoje a realidade veio demonstrar a sua justeza. Agora já se reconhece que falava verdade, mas nada mais do que isso. Nunca aceitamos o arauto da desgraça, mesmo que ele nada tenha a ver com ela ou a pretenda evitar.

Por isso, continuamos entretidos com “pão e circo”, divididos por mesquinhices, vendidos por meia dúzia de feijões miúdos, enquanto outros nos comem as papas na cabeça, nos violam as consciências, nos roubam a alma.

Às vezes, também, perco a vontade de falar de coisas sérias. Quem está para as escutar?

Portagens nas SCTU’s

Parece que é desta que os utilizadores das SCTU’s vão começar a pagar portagens. A confusão, contudo, ainda é enorme.

Mas o que mais me indigna são as isenções que o Governo pretende criar. Afinal há utilizadores de primeira e de segunda?

E nós, os utilizadores da A7 da região de Basto, não estamos abaixo nos índices previstos para as isenções das SCTU’s? Continuaremos a ser extorquidos? E não há poderes locais para reclamar? Onde estão os representantes da sociedade civil para nos proteger?

Fumo branco

Critiquei aqui a ausência de oposição no nosso concelho. Noutra ocasião enalteci o facto de o Dr. José Joaquim Teixeira, actual presidente da Junta de Freguesia de Basto, ter assumido funções na Comissão Política Distrital do PSD.

Segundo chegou ao meu conhecimento, está iminente o assumir de um compromisso para o futuro no concelho.

É um bom sinal para o partido. Pena que venha tão tarde.

Porque uma boa solução, fora de tempo, pode ser mais um problema.

E nós já temos muitos, muitos mais do que somos capazes de resolver…

Boa sorte, para ele e para nós!

Publicado na edição de Setembro de "O Basto"

Sem comentários:

Enviar um comentário