domingo, 24 de outubro de 2010

"Há mais vida para lá do Orçamento!"


"Há mais vida para lá do Orçamento" foi a frase emblemática do então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, quando Manuela Ferreira Leite, Ministra das Finanças do Governo de Durão Barroso, procurou começar a endireitar as finanças públicas depois do pântano criado pela governação do Eng. Guterres.
Com aquela frase, Sampaio faltou à solidariedade institucional que se lhe exigia e às responsabilidades que a situação, já naquela altura, reclamava.
Hoje, volvida meia dúzia de anos, vemos quanto certa eram as posições do governo da altura e particularmente da sua ministra das finanças.
Fica, agora claro, que o desequilíbrio financeiro vem de trás e que sempre houve uma postura "socialista" que não só o ampliou, como não permitiu que fosse estancado em devido tempo.
Por uma razão diametralmente oposta, Cavaco Silva, enquanto Presidente da República, fruto de uma firma solidariedade institucional com o Governo de Sócrates, deixou que este, desmesuradamente e sem controlo, fizesse chegar ao ponto de ruptura a nossa situação financeira.
Curiosamente, vemos agora, aqueles que outrora tiveram uma atitude laxista e perdulária, preocupados com a actual situação.
Lágrimas de crocodilo...

Sem comentários:

Enviar um comentário