quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Educação em Portugal

Vale a pena ler esta entrevista da ex-ministra Lurdes Rodrigues. As nuances são interessantes...típicas, como sucede amiúde no nosso cantinho Ibérico, de quem já teve responsabilidades governativas.
Atente-se, particularmente, nestas quatro questões:
"Waiting for Superman" é o nome de um novo filme sobre a situação da educação nos EUA. O diagnóstico feito é semelhante ao que faz para Portugal: há recursos, professores, mas não descolamos de maus lugares no PISA. Porquê?

O desafio de ensinar todas as crianças sem excepção é um desafio recente (em Portugal é dos anos 80) e muito difícil. A grande perplexidade é termos chegado à conclusão de que os recursos não chegam, que há um factor fundamental, que é o factor professor, a sua qualidade, a motivação, mas também as competências especiais, nalguns casos muito exigentes, para o ensino de todas as crianças. E o papel da liderança das escolas.

A maioria dos professores tem essa ideia "moderna" da profissão que exerce?

Muitos terão, mas a resposta a essa questão está na formação e no contrato que a sociedade faz com os professores, que tem de ser explícito. Mas a formação tem aqui um papel-chave na transmissão de determinados valores, de uma determinada ética profissional, de um conjunto de traços de cultura profissional. E isso é papel das universidades.

As famílias têm consciência de que lhes compete, também, assumir a responsabilidade pelo sucesso escolar dos filhos?

Provavelmente não. A facilidade com que se dispensa um aluno da ida a uma aula significa que se está a desvalorizar não apenas os recursos (uma aula custa dinheiro aos contribuintes), como também a importância que uma aula tem.

E como chegamos a essa consciência?

Passa por uma maior responsabilização, por não sermos tolerantes com as más práticas. É evidente que educar dá muito trabalho, exige um grande esforço, um envolvimento, dedicação. A pessoa tem de dar muito de si, mas é exactamente isso que se exige se temos a pretensão de educar.

Sem comentários:

Enviar um comentário