terça-feira, 16 de novembro de 2010

O "Zé da coroa branca"



O amigo Aparício tem vindo a publicar no seu FaceBook fotos antigas, que nos remetem para o tempo da nossa meninice e juventude, passadas nas terras de Basto.
Hoje, chamou-me a atenção esta foto do denominado "Zé da Carrapata", mas que eu, e as gentes de Cavez conhecíamos por "Zé da coroa branca".
Às quintas-feiras era o dia em que os pedintes corriam o lugar de Cavez. Aí se juntavam os pobres de vários lugares de entre outros Vilela, Leiradas, Carrapata.
O Zé era um deles. Na ocasião, os mais abastados davam uma esmola de "cruzado", isto era quatro tostões que valiam quarenta centavos, hoje não há comparação possível.
Ora o Zé, esperto, pedia antes uma coroa branca, que eram cinquenta centavos e se diferenciava pelo facto de ser uma moeda branca em vez dos centavos que eram moedas escuras, tal como acontece nos dias de hoje.
Daí a alcunha de "Zé da coroa branca".
Tempos que já lá vão.
Tristes, pela pobreza em que se vivia. Alegres e ricos, pela solidariedade e amizades que se faziam, mesmo entre as diferentes classes sociais das nossas terras rurais.
Vivências que jamais se esquecem. Uma riqueza profunda da cultura e da vida da nossa terra.
Obrigado Aparício por nos ajudares a recordar e reviver o passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário