sexta-feira, 19 de junho de 2009

As vantagens de viajar


As vantagens de viajar

“Viajar só tem vantagens: se formos para países melhores, podemos aprender a melhorar o nosso; se pararmos em países piores, podemos passar a apreciar o nosso.”

Esta é uma citação de Samuel Johnson que vem a propósito de nos últimos tempos, por razões de ordem associativa, efectuar diversas viagens quer por outras paragens de Portugal, quer por outros países.

Daí poder fazer comparações e concluir, nuns casos, pela necessidade de melhorar a nossa terra, noutros, por valorizá-la.

Vem isto a propósito de nos últimos dias ter percorrido centenas de quilómetros na nossa vizinha Espanha. Sempre em boas estradas, as designadas ‘autovias’. Boa circulação, diferentes acessos e nem um cêntimo de portagens.

Por cá, de Cabeceiras a Vilar Formoso ou a Quintanilha, pagamos 2,35 euros em portagens.

Mas se mais prosaicamente quisermos ir a Braga, toca de pagar 4,90 euros.

Como é isto possível sem que não se questione a coerência e a justiça social destas discrepâncias?

Onde está o poder destas terras que assim deixa ser tratadas as suas gentes?

Orfandade da CDU

Ainda antes da derrota eleitoral do dia 7, a CDU de Cabeceiras de Basto ficou órfã do seu líder carismático, José Manuel Marques.

Há já algum tempo que eu previ esta situação. O meu amigo ‘Zé Manuel’ teve um mandato muito comprometido e era suposto, por vicissitudes várias, que viesse a abandonar a direcção da estrutura local.

Do ponto de vista pessoal acho que fez bem. Compreendo a sua posição.

A CDU tem agora a oportunidade de se assumir numa dimensão mais política, mais alinhada com a ortodoxia comunista. Porém, pode vir a ter um futuro bem mais difícil.

As “Europeias”

“Espero que, nestas eleições, o eleitorado comece a punir um poder autoritário e sectário em que o PS, de José Sócrates, transformou a governação e as relações políticas, sociais e profissionais.

Nessa perspectiva, espero que o PSD consiga uma vitória eleitoral.”

Foi assim que no último número me pronunciei sobre as eleições europeias.

Os resultados vieram confirmar este meu desejo.

Como também disse, foi por Portugal!


Publicado no jornal "O Basto", na edição de Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário