quinta-feira, 18 de junho de 2009

Prestigiar a profissão docente


Participei em Salamanca no VI Encontro Hispano-Luso, promovido pela ANPE - Associação Nacional dos Professores Espanhóis e a ANP - Associação Nacional de Professores (Portugueses).
O encontro deste ano teve por tema "Prestigiar a profissão docente".
Enquanto em Portugal o ME tem vindo a manter um braço de ferro com os Professores, procurando denegrir a sua imagem junto da opinião pública e desvalorizando a sua carreira, em Espanha discute-se a dignificação e o prestígio dos Professores.
Não só as organizações dos Professores se preocupam com esta necessidade, como também a comunicação social (generalista ou especializada) e os próprios representantes dos poderes locais e autonómicos.
Isso ficou patente com a presença e opinião expressa pelos nossos colegas espanhóis, por representantes da comunicação social e as notícias que da realização publicaram, bem como as declarações feitas quer pela Vereadora do Ayuntamiento de Salamanca, quer dos representantes das administarções educativas estatal e autonómica.
Esta actuação vem em linha com as últimas deliberações do Parlamento Europeu que defendem a valorização da função docente e das respectivas carreiras, como forma de propiciarem o desenvolvimento, a educação, o ensino, a cultura.
Em Portugal, quase como sempre, andamos com o passo trocado. Nem o exemplo dos nossos vizinhos (até governados também por um partido socialista) nos ajudam a superar as nossas dificuldades.

Quem desejar consultar as conclusões deste Encontro clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário