domingo, 7 de fevereiro de 2010


Publico de seguida um comentário que o meu amigo Francisco Pacheco me fez chegar, o qual reconhecido agradeço.

Olá Mário

Parabéns pelas 4 fotos inseridas no teu blog. Já a Hicon no seu sítio, há umas semanas atrás, publicou uma série de fotos sobre Cabeceiras de Basto antiga. Também, há uns anos, um periódico cabeceirense publicou um conjunto de fotografias de aspectos da vila e paralelamente umas fotos actuais dos mesmos espaços.

É gratificante visualizar a nossa Terra como ela era no tempo dos nossos avós. Em relação à quinta foto, a meu ver tem, dados curiosos: Ela foi tirada antes de 1910 por causa do nome Barjona de Freitas, Ministro da Justiça que atribuiu a Comarcã a Cabeceiras de Basto, mas posterior a 1835 (?) porque a fachada do Colégio já está alterada; A "barraca" da barbearia já está construída; o Jardim, ainda, não está dividido em canteiros e o que me chamou mais a atenção é o facto do Cruzeiro está implantado, mais ou menos, no local onde foi plantada a actual Palmeira e o facto de ele estar colocado ao nível do chão do Jardim, e, actualmente, estar posto em cima de uma série de degraus. Ficam, as seguintes questões: - Quando é que alguém faz a história da nossa "Sala de Visitas? - Porque não publicar as imensas fotos existentes sobre o Jardim em "forma de bacalhau"?

Abraço

Francisco Pacheco

*******

Mário
Após te enviar verifiquei o seguinte: a data de 1835 é a data da extinção das Ordens Religiosas pelo "Mata Frades" e não era a essa que me queria referir, mas sim à data que existe nos portões tanto na porta de entrada como no portão de ferro colocado no escadario interior e penso que é de 1885, mas não tenho a certeza por isso o (?). Ok?
Abraço
Francisco Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário