domingo, 7 de março de 2010

Nova Equipa de Apoio às Escolas


Ao contrário daquilo que se esperaria e foi prometido, o Ministério da Educação continua a criar mais serviços na sua dependência.
Era suposto que os CAE's (Centros de Área Educativa), de âmbito distrital, acabassem e as próprias DRE's (Direcções Regionais de Educação), de âmbito regional, fossem reduzidas à mínima expressão.
Contudo, terminaram os CAE's e foram criadas as Equipas de Apoio às Escolas (EAE's).
Assim, no distrito de Braga, terminou um CAE e estão já no terreno quatro EAE's.
A última das quais foi instalada, na passada semana, no concelho de Cabeceiras de Basto, sedeada na vila do Arco de Baúlhe e denominada de Equipa de Apoio às Escolas do Alto Ave e Basto.
A referida equipa abrange as Escolas dos concelhos de Basto (Cabeceiras, Celorico, Mondim e Ribeira de Pena) e ainda o de Vieira do Minho.
Do evento, o Diário do Minho deu nota na sua edição de 28 de Fevereiro, sob o título "Cabeceiras de Basto conquista serviço de apoio escolar".
Ora, neste caso, a criação de mais um serviço descentralizado do Ministério da Educação não é em si mesmo uma mais-valia para o concelho e para as Escolas.
O nosso concelho já dispõe de vários serviços descentralizados de diferentes ministérios e nem por isso temos melhores resultados nesses domínios.
Como exemplo, verificamos que temos um Centro de Emprego e regista-se no concelho uma das maiores taxas de desemprego da região e do País.
Temos serviços do Ministério da Agricultura e mesmo assim os agricultores do concelho são cada vez menos e cada vez mais pobres.
Não espero agora que este novo serviço venha trazer nada de novo e consequentemente algo de proveitoso para as Escolas, para os alunos e para os professores.
O que as Escolas precisam é de mais autonomia, mais meios e maior independência.
O êxito dos alunos e dos professores passa, antes, por uma cultura de exigência, de responsabilização e menos pela criação de estruturas paralelas que mais não fazem do que burocratizar e "controlar" as Escolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário