domingo, 13 de junho de 2010

Dignificação da profissão docente


Também a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, teve alguns momentos de interesse.
Registei três:
- Quando analisou o custo de um aluno nas escolas de Montalegre: oito mil euros ano.
De facto não é usual fazer-se contas a quanto custa um aluno nas nossas escolas. Depois quando somos confrontados com esses valores até nos arrepiamos. Como pode uma sociedade investir tanto em cada um dos nossos alunos e depois ser tão ligeira na avaliação dos resultados? Uma reprovação corresponde a um gasto supérfluo de oito mil euros (mil e seiscentos contos). Ou ainda quando alunos vão progredindo sem o correspondente nível de conhecimentos.
- Depois quando analisou a tendência para uma maior municipalização da educação.
A actual responsabilidade pelas actividades de enriquecimento curricular, ao que juntou o desporto escolar e até federado, a gestão do pessoal não docente, a participação nos órgãos das escolas, os transportes escolares, a biblioteca municipal e a sua relação com as bibliotecas escolares. Uma atitude responsável, não intrusiva na vida e gestão escolar, mas indiciadora de um novo contexto a que as escolas e os professores devem estar atentos.
- Por fim, um claro e inequívoco apoio aos professores.
Alertou para os problemas com que hoje se confrontam os professores, nomeadamente face aos ataques de que foram vítimas quanto ao seu estatuto e à sua dignidade profissional. Apelou a uma atitude mais responsável e de respeito para quantos dedicam a sua vida a ensinar e a educar. A dignificação da profissão docente é um imperativo para que a Escola, a Educação e o Ensino sejam efectivamente tidos em consideração na sociedade e os alunos tenham sucesso.
Esta intervenção, para além de longa, teve estas mensagens, e talvez outras, que a justificaram.
É bom saber que ainda há autarcas que reflectem sobre a verdadeira realidade das suas terras e deixam para trás os auto-elogios ou a enumeração exaustiva das obras realizadas.
Só a verdadeira reflexão transforma o conhecimento em desenvolvimento, conforme referiu o Governador Civil do Distrito de Vila Real.

Sem comentários:

Enviar um comentário