sexta-feira, 23 de julho de 2010

Arte e sensibilidade humana

O vídeo abaixo apresentado é da vencedora do programa "Ukraine’s Got Talent", Kseniya Simonova, de 24 anos, desenhando uma série de imagens numa mesa de areia iluminada mostrando como as pessoas comuns foram afectadas pela invasão alemã durante a Segunda Guerra Mundial.
O seu talento, que é claramente diferente, é fascinante de olhar. As imagens, projectadas numa grande tela, levaram várias pessoas do auditório às lágrimas e ela ganhou o primeiro prémio de cerca de £ 75.000,00. Ela começa criando uma cena com um casal sentado, segurando as mãos, num banco sob um céu estrelado. Mas, quando chegam os aviões de guerra, a feliz cena é desfeita.
Ela é substituída por um rosto de mulher chorando, mas quando chega uma criança, a mulher volta a sorrir. A guerra retorna novamente e a artista joga areia formando o caos, de onde o rosto de uma jovem aparece.
Ela rapidamente se transforma numa velha viúva, com o rosto enrugado e triste, antes da imagem se transformar no monumento ao Soldado Desconhecido na Ucrânia.
Essa cena externa fica emoldurada por uma janela, como se o observador estivesse olhando para o monumento de dentro de uma casa.
Na cena final, uma mãe e uma criança aparecem do lado de dentro, com um homem parado do lado de fora da casa, pressionando sua mão sobre o vidro, dizendo adeus.
A Grande Guerra Patriótica, como é chamada na Ucrânia, resultou na morte de ¼ da população, com 8 a 11 milhões de mortos numa população de 42 milhões de pessoas.

A artista Kseniya Simonova diz:
“Acho bastante difícil criar arte usando papel e lápis ou pincéis, mas usar areia e os dedos está além do meu entendimento. A arte, especialmente quando a guerra é usada como tema, chega a levar as pessoas às lágrimas. E não existe maior elogio do que este.”


Clique no link abaixo:

Sem comentários:

Enviar um comentário