quinta-feira, 15 de julho de 2010

Unidade de Internamento


Foi hoje, finalmente, inaugurado a Unidade de Internamento de Cabeceiras de Basto.
Segundo notícias que vieram no Público e no Guimarães Digital, fica-se a saber que aquele edifício construído para o "internamento" do Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto, afinal será uma unidade de convalescença do Centro Hospitalar do Alto Ave, que integra os hospitais de Guimarães e de Fafe.
Segundo noticia o Público, desconhece-se qual o estatuto desta unidade, porque não se integra no actual Sistema Nacional de Saúde, e levanta dúvidas quanto à existência dos recursos técnicos e humanos necessários e adequados à sua função.
De qualquer dos modos, a existência de mais um serviço de utilidade pública na nossa terra é sempre bem vindo.
No entanto, que não seja apenas uma réplica aos serviços que a Santa Casa da Misericórdia se apresta a disponibilizar, prejudicando mais uma vez a verdadeira existência de uma Unidade de Cuidados Continuados e da prestação de serviços médicos integrados nos serviços de saúde que está a implementar.
Enfim, hoje consumou-se, mesmo que em moldes diferentes, um sonho autárquico de dezasseis anos. É fruto não do empenho e satisfação das necessidades dos cabeceirenses, mas da teimosia em fazer vingar um projecto que não tem sustentabilidade e só servirá marginalmente as necessidades dos cabeceirenses.
Mas foi conseguido, sabe-se lá com que custos...
Custa é acreditar que não seja possível manter mais um ano (ou muitos mais) o Agrupamento de Escolas do Arco.
São estas contradições que custam a entender.

Sem comentários:

Enviar um comentário