quinta-feira, 15 de abril de 2010

Auto-regulação da Profissão Docente

Ontem tive o grato prazer de acompanhar a apresentação do estudo solicitado pela Associação Nacional de Professores - ANP ao Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e levado a cabo pelo Professor Doutor Agostinho Reis Monteiro.
O acto teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e contou com a presença da comunicação social e de professores.
Este estudo é a conclusão de um processo de sustentação teórica sobre a necessidade de um organismo de auto-regulação da Profissão Docente.
Cabe agora aos Professores assumirem o desafio de discutir e tomar nas suas próprias mãos os seus próprios destinos.
Ao longo dos anos, foi ao Estado (Ministério da Educação) que couberam todas as responsabilidades: definição da legislação e regulamentação, controlo, inspecção, acção disciplinar, gestão de pessoal, concursos, avaliação, ...
O passado mostrou que o Estado não cumpriu com satisfação as funções que lhe estavam confiadas.
Hoje, mesmo, a função docente alargou o seu âmbito, quer ao nível das áreas de actuação, quer já tem um peso significativo enquanto profissão liberal ou privada.
Há que encontrar novas formas organizacionais, novos paradigmas para a regulação da profissão.
A ANP tem vindo ao longo dos seus 25 anos a dar preciosos contributos para este desígnio.
Este foi o mais relevante.
Uma entidade externa e independente, liderada pelo principal especialista desta área a nível nacional, analisa e recomenda a criação de uma entidade de auto-regulação.
Que os Professores saibam agora assumir o seu papel e as diferentes organizações profissionais ultrapassar as suas estratégias sectoriais para consolidar um verdadeiro projecto colectivo para a Profissão Docente.
Para os interessados, consultem este tema na página da ANP, clicando aqui.

1 comentário:

  1. Tal como o colega também assisti à apresentação do estudo solicitado pela Associação Nacional de Professores - ANP ao Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e levado a cabo pelo Professor Doutor Agostinho Reis Monteiro.Ouvi o Presidente e "bebi" as palavras do Professor, agora cabe-nos Nós Professores/Educadores continuarnos o estudo, o percurso e lutarmos pela nossa profissionalidade.
    Obrigada à ANP.

    ResponderEliminar