terça-feira, 20 de abril de 2010

O drama do desemprego


Mês após mês, os indicadores do desemprego vão aumentando.

O nosso desenvolvimento mede-se, sobretudo, pela capacidade de gerar riqueza, pela satisfação das necessidades básicas.

E o emprego é, sem dúvida, uma das mais prementes condições para que se crie riqueza e se satisfaçam as necessidades básicas de cada um de nós.

O concelho de Cabeceiras de Basto, não obstante o propalar de grande desenvolvimento, tem vindo a acumular sucessivo agravamento do desemprego.

Fonte: Dados do IEFP

Compulsados os dados divulgados pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, reconhece-se que, desde Janeiro de 2008, o desemprego tem vindo a ser cada vez mais um problema a que urge pôr cobro.

A estes números, já de si escandalosos, teremos ainda de acrescentar um valor quase idêntico que corresponde aos desempregados que fogem a esta estatística, porque se encontram em formação ou perderam a qualidade de desempregado por qualquer questão administrativa.

Não é por termos um Centro de Emprego que resolvemos este problema.

Não por culpa dos seus dirigentes ou técnicos, bem pelo contrário, profissionais competentes e dedicados.

Para haver emprego é necessário haver empresas saudáveis, empresas em expansão.

E para isso são necessárias políticas de incentivo, políticas que privilegiem a iniciativa privada.

Só que no nosso concelho, de há muitos anos a esta parte, o desenvolvimento passa fundamentalmente pelos poderes públicos municipais.

Dá para assegurar um maior controlo do mercado de trabalho, mas não dá para resolver a questão principal: o escandaloso nível de desemprego no concelho.

Não é este o desenvolvimento que eu desejo para o meu concelho, nem para os meus conterrâneos.

Este é um drama a que urge pôr termo com urgência, sob pena de se comprometer o presente e hipotecar o desenvolvimento para o futuro.

Paz à sua Alma

Fui surpreendido pela informação de que o Sr. Joaquim Teixeira tinha falecido, até porque desconhecia a situação de doença grave, com que viveu os últimos tempos.

O Sr. Teixeira foi um bom amigo, um companheiro fiel, um militante social-democrata empenhado. Durante vários anos foi Presidente da Junta de Alvite, onde deixou a sua marca pessoal.

Por tudo isto e muito mais, devemos-lhe a maior consideração e estima.

Paz à sua Alma!

À Família expresso as mais sentidas condolências.

Publicado na edição de Abril, de "O Basto"


Sem comentários:

Enviar um comentário