segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Autárquicas II



Como eu tinha previsto, Joaquim Barreto e o PS ganharam folgadamente em Cabeceiras de Basto.
No entanto sabe-lhes a pouco.
O PS fez uma das mais agressivas campanhas eleitorais já realizadas no concelho, contra uma campanha inócua por parte da oposição da coligação PSD/CDS.
Aliás, o que foi reconhecido por Isabel Coutinho aos microfones da Rádio Voz de Basto, onde afirmou que fizeram campanha de porta a porta e nunca encontraram os seus adversários políticos em campanha.
A aposta do PS era ganhar um vereador ao PSD/CDS. Mesmo assim não o conseguiu.
De certeza, uma profunda frustração.
Também era objectivo socialista ganhar as Juntas de Freguesia de maioria social-democrata, mas também aí só o conseguiram em Passos.
Um curto passo para tanto investimento, para tanta propaganda, para tanto afrontamento.
O PS ganhou 670 votos para a Câmara, 619 para a Assembleia Municipal (ganhando um mandato) e 382 para as Assembleias de Freguesia (mantendo todas as Juntas e ganhando Passos).
O PSD perdeu 1113 votos para a Câmara, 884 para a Assembleia (perdeu um mandato) e 700 votos para as Assembleias de Freguesia (manteve Alvite Basto e Gondiães, e perdeu Passos). São perdas significativas, mas mesmo assim bem menos pesadas do que se poderia esperar do confronto eleitoral vislumbrado pelos recursos das campanhas eleitorais desenvolvidas.
A CDU subiu 108 votos para a Câmara, perdeu 54 para a Assembleia, o que deu origem à perda do lugar que tinha neste órgão autárquico.
No fundo, fica tudo mais ou menos na mesma.


Post rectificado em 12 de Outubro, às 20H09

2 comentários:

  1. Para si até parece que foi uma simples vitória, demonstra bem o seu caracter... Aliás foram pessoas com a sua forma de estar e de ser que os Cabeceirenses rejeitaram há já muito tempo, pena que não aceite isso da mesma forma que não consegue reconhecer a estrondosa vitoria do PS. As frustrações a existirem devem ser as suas, pois já o vi pelo PSD activamente, mas resultados nada, criticar é fácil...

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a sua participação democrática.
    Não percebo a azia para quem tem uma vitória estrondosa.
    E pela forma como encara a questão, vislumbra-se cheio de razão...

    ResponderEliminar