terça-feira, 1 de setembro de 2009

Novo ano escolar 2


O início do novo ano escolar em Cabeceiras de Basto tem novidades.
O Agrupamento de Refojos está em verdadeira revolução.
Se por um lado está em fase final de conclusão das obras do novo 'Centro Educativo', por outro a EB 2 e 3 está desmoronada e as actividades lectivas vão decorrer em contentores, paredes meias com o estaleiro das obras de reconstrução da escola.
Espera-se, portanto, um ano difícil para todos.
No Agrupamento do Arco, espera-se ainda pelo início da construção de um outro 'Centro Educativo', isto é a construção de mais um edifício junto da actual EB 2 e 3.
No entretanto, e já em pleno Agosto, a autarquia deu conhecimento de que os alunos de Petimão (Alvite) e Passos deixarão de ser integrados na escola da Faia (onde estiveram no ano lectivo anterior), para se deslocarem para Refojos.
Medida que no ano passado foi reclamada pelos encarregados de educação e pelos autarcas de Alvite e Passos, mas que não foi atendida.
Contudo, como este ano estamos em véspera de eleições sempre é melhor não arriscar perder uns votitos.
Claro que isto é má língua... de facto só agora é que há mais uma sala para albergar 26 alunos. Não cabiam em Alvite ou Lameiros, como foi sugerido, no entretanto do ano que passou...
Dia 14 começarão as actividades lectivas para os alunos.
Espera-se que até lá estejam definidos os apoios sócio educativos: cantinas, transportes, fornecimento de livros e materiais escolares, actividades de enriquecimento curriculares, tudo obrigações legais da autarquia, por forma a que o ano lectivo arranque sem os sobressaltos dos anos anteriores.
Talvez tenhamos mais sorte, escolas, professores e encarregados de educação, pelos motivos óbvios.
Cá estaremos para ver e comentar...

Sem comentários:

Enviar um comentário