segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lar de idosos espera licença da câmara

A Associação Recreativa e Cultural de Arco de Baúlhe (ARCA), no concelho de Cabeceiras de Basto, tem concluído um novo edifício que funcionará como Lar de Idosos e Creche mas que não tem licença da autarquia para poder abrir as portas.

"Foi um investimento de cerca de 2,4 milhões de euros e está tudo construído e pronto para avançar e receber os utentes", anunciou Elisa Martins. Esta responsável não se conforma com o indeferimento por parte da autarquia do pedido de licenciamento para a abertura do edifício.

"Pedimos a licença de utilização no dia 11 de Novembro e a notificação da Câmara é de indeferimento porque nós modificamos o pavimento dos passeios à volta do edifício e não concluímos, ainda, os jardins", contou. Elisa Martins explicou que "o pavimento era para ser de cubos de granito mas por uma questão de funcionalidade, mais por causa das cadeiras de rodas, optamos por blocos de cimento" e, por isso, não percebem as razões do indeferimento.

Nesta altura, a ARCA garante que há muitos idosos para entrar no Lar, tal como crianças para o serviço de creche e relata mesmo situações de "idosos com 90 anos que estão em casa a cuidar de outros". Além disso, a ARCA está a arcar com um prejuízo mensal de cerca de 5 mil euros, valor que tem de ser liquidado à luz de um empréstimo bancário.

A Câmara de Cabeceiras de Basto não se sente responsável pela não abertura do edifício. "Os técnicos da Câmara verificaram que o projecto aprovado para os arranjos exteriores não foi cumprido. Situação que foi confirmada a 28 de Dezembro pela Comissão de Vistorias", frisou a autarquia, em comunicado.
Os serviços alegam que os arranjos exteriores na ligação ao caminho de Morgade na ligação a Vila Nune ainda não estão concluídos.

JN, 00h30m

CARLOS RUI ABREU
Comentário
Realmente significativo, num concelho onde o cumprimento das obras exteriores das urbanizações são um verdadeiro exemplo!!!!

É só dar uma voltinha pelo centro de Refojos ou do Arco...

Tinham logo de começar a ser exigentes com a ARCA.

Verdadeiramente um espanto!


Sem comentários:

Enviar um comentário