segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ou mesmo, talvez as duas coisas!

Não tenho dado grande relevo à campanha para a Presidência da República porque desde a primeira hora se verificou que apenas um dos candidatos está, de facto, a concorrer para ocupar o lugar.
Se assim não fosse, a dita "esquerda" teria encontrado apenas um e só um candidato para disputar o cargo.
Como mais não havia para fazer e devido às vicissitudes do candidato Alegre, multiplicaram-se as candidaturas para dar uma imagem de pluralidade contra Cavaco.
Dessas candidaturas não sai uma ideia, uma perspectiva para o futuro de Portugal.
Quantas vezes ouvimos é propostas descabidas e quantas vezes conflituantes com a própria Constituição Portuguesa.
Enfim, quem não tem nada para dizer, vai debitando "sound bites" para ocupar os tempos de antena, que apenas servem para atacar a pessoa e a figura do Presidente da República.
Porém há um argumento que tem sido bramido ao longo dos últimos dias que me deixa perplexo.
Os principais candidatos da esquerda, Alegre e Nobre, atiram-se a Cavaco por ele ter sido cúmplice do actual Governo e por isso o país está na situação que está.
Então vejamos, nas suas bocas, Cavaco deveria ter demitido o Governo (e a Assembleia da República por inerência), mesmo com maioria de apoio de quem gozado no órgão que o legitima.
Mas não são estes os candidatos que defendem que este Governo tem governado bem, que Socrátes tem todo o seu apoio?
Não são eles que dizem que este Governo é que defende as políticas de esquerda, a estado social e demais bandeiras como o Serviço Nacional de Saúde?
Em que ficam então?
Querem derrubar o Governo, como exigem a Cavaco, ou querem ser elementos de estabilidade e dar consequente apoio institucional?
Das duas uma, ou não sabem o que querem, ou não sabem o que dizem.
Ou mesmo, talvez as duas coisas!

Sem comentários:

Enviar um comentário