quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A caça ao voto


José Sócrates visitou hoje dois municípios socialistas para dar e receber apoio político, tendo em vista as eleições legislativas e autárquicas que se avizinham.
Um dos concelhos visitados foi o de Cabeceiras de Basto, a propósito das obras de requalificação da EB 2 e 3 de Refojos e a construção do novo Centro Educativo, agora denominado, e bem, Dr. Joaquim Santos.
É óbvio que as obras em curso são importantes e necessárias.
Contudo, seria interessante ter sido perguntado ao Sr. Primeiro-Ministro e à sua Ministra da Educação para que serviu a Carta Educativa aprovada pela autarquia e homologada pelo Ministério da Educação.
É que todo o plano de obras em curso não é aquele que foi estudado, amplamente debatido e por fim aprovado nos diferentes órgãos da autarquia e posteriormente homologado pelo ME, numa versão já diferente daquela que saiu da Assembleia Municipal.
À altura, aqueles que questionaram o projecto aprovado foram duramente criticados, mas pelos vistos tinham razão.
Não era aquele o plano a executar.
Mais uma vez, os planos em Cabeceiras servem apenas para consumir papel e dinheiro.
No fim, faz-se campanha eleitoral com qualquer coisa.
Pena é que a comunicação social embandeire com o marketing político e se esqueça da sua função de questionar, de estudar os documentos e confrontar os diferentes poderes com as suas actuações e os seus discursos.
Para a história ficará uma visita, quase clandestina, porque não divulgada, nem para a qual foram feitos prévios convites, ao contrário do que acontece para múltiplas outras iniciativas de muito menor relevo.
Foi de qualquer dos modos uma oportunidade para aparecer nas televisões, o que sempre fica bem em plena campanha eleitoral.
Mas, os eleitores já estão prevenidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário