quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Olhar as listas do PS


As listas de candidatos do PS aos órgãos autárquicos do concelho de Cabeceiras de Basto foram apresentadas publicamente e no geral mantêm a estrutura das anteriores.
Como cabeças de lista à Câmara e à Assembleia Municipais mantêm-se, respectivamente, Joaquim Barreto e Serafim China Pereira. Como mandatário mantém-se Valdemar Gomes.
Nas Assembleias de Freguesia com maioria PS, também, não há novidades, já que se recandidatam os actuais presidentes de Junta (13). Nas restantes quatro freguesias, de maioria do PSD/CDS há a surpresa de não ter sido apresentada candidatura à freguesia de Gondiães, o que parece configurar um certo entendimento local com o presidente em exercício e candidato, como sempre, pelo PSD. Em Alvite, Basto e Passos, o PS aposta em novos candidatos, que vão tentar destronar os presidentes em exercício e que se recandidatam.
Porém, para além das questões centrais, há alguns aspectos que merecem análise:
- A entrada de Domingos Fernando Pereira para o 4.º lugar da lista da Câmara, o que lhe garante a eleição directa. A subir nas lides autárquicas. Estará aqui um futuro sucessor à liderança do executivo?
- Jorge Machado mantém o 2.º lugar, mas assegurará a continuidade, conforme se comenta?
- A descida de Ana Stela Monteiro, actual vereadora a tempo inteiro e membro da administração da Emunibasto, que aparece agora em 6.º lugar, o que não assegura, à partida, a sua eleição (a não ser que os resultados do PSD/CDS sejam catastróficos). Esta descida é tanto mais significativa quanto Margarida Oliveira regressa, para o 3.º lugar, Domingos Pereira entra para 4.º e Francisco Pereira sobe para 5.º.
- Na Assembleia Municipal, realce para um naipe de figuras notáveis nos lugares cimeiros da lista (Mário Machado - 2.º, Rosa Miranda - 3.º (subiu), Isabel Coutinho - 4.º, João Carlos Sousa - 5.º).
- Depois seguem-se vários jovens socialistas, oriundos das famílias apoiantes da actual direcção política.
- Anteriores autarcas de referência socialista, entre outros, Benvinda Magalhães, José Lopes, Francisco Lopes, José Leite Teixeira, António Fernando Basto, deixaram os lugares cimeiros e, quando muito, ocupam lugares secundários, lá para o fundo das listas. É a renovação na continuidade.
- Nas listas da freguesia do Arco, lugar para uma surpresa. Carla Lousada muda de quadrante. Depois de ter sido candidata pelo PSD, entra agora em 3.º lugar pelo PS. O que motiva tão significativa mudança? Por outro lado, Vítor Pimenta sai defraudado com a expectativa de ver novos protagonistas à cabeça, para além de outros motivos pessoais.
Assim, com a estabilidade de uma maioria confortável, com uma máquina operacional que alia a acção partidária e autárquica, o PS tem como objectivo uma vitória folgada.
Falta ainda a apresentação do programa político para o próximo mandato.
A equipa já é conhecida.
Cabe depois aos eleitores escolher.

Sem comentários:

Enviar um comentário