sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Enfim, o acordo!



Já esta madrugada, o Ministério da Educação chegou a um acordo com oito dos sindicatos de professores, que representam a sua esmagadora maioria.
O alcançar deste acordo vem provar que a anterior equipa tinha uma agenda de confronto, de provocação, com clara intenção do desvio das atenções sobre um vasto conjunto de medidas e políticas que foram ganhando espaço, na penumbra das luzes da ribalta.
Os professores ganham assim uma batalha dura e prolongada.
Uma batalha que deixa para trás quatro anos de grande conflitualidade nas escolas.
Foi o período mais negro da vida das escolas desde o "25 de Abril", mesmo de muitos anos antes.
O acordo alcançado vai de encontro às propostas apresentadas pela ANP à Ministra da Educação e que rapidamente foram também assumidas e bem pelos sindicatos.
O Estatuto da Carreira Docente continuará a ser renegociado em muitas outras áreas, para além da estrutura da carreira e do processo de progressão e avaliação.
Façamos votos que o espírito de negociação que o ME continue e seja possível resolver ainda alguns dos problemas que hoje mais preocupam os professores nas escolas: a burocracia, os horários de trabalho e de reuniões, a reformulação dos currículos, o estatuto do aluno e definição do tipo de escola que queremos para os nossos filhos.
É tempo de haver harmonia, consensos alargados.
Os nossos filhos e netos agradecerão.
Portugal só tem futuro com uma Educação e um Ensino de exigência e de qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário